Categorias
Saúde, Ciência & Tecnologia

Massoterapia & Saúde

Por definição a massoterapia é um tratamento no qual faz-se o amassamento com as mãos da superfície corporal, estimulando através do toque a liberação de hormônios capazes de gerar em nós uma sensação de bem-estar e conforto. No Brasil, as técnicas de massagem ganham notoriedade no início do século XX, com a imigração dos orientais. Devido a crescente busca dos benefícios propiciados por uma boa massagem, os profissionais foram aperfeiçoando as técnicas, visando atender à necessidade de seus clientes.

Os benefícios são inúmeros e claramente percebidos desde a primeira massagem, pela sensação de bem-estar proporcionada. Em nosso organismo, a massoterapia induz a redução dos níveis de cortisol, diminuindo por consequência o estresse; em contrapartida, há aumento da dopamina que é um neurotransmissor capaz de nos trazer a sensação de bem-estar.

Na correria em que vivemos em nosso dia-a-dia, temos no bem-estar um dos principais benefícios da massoterapia, através da liberação de hormônios específicos que irão atuar no relaxamento muscular, aliviando dores, diminuindo os incômodos articulares e melhorando nossa capacidade cardio-respiratória. Adicionalmente, o relaxamento diminui a ansiedade e melhora a disposição, contribuindo para o combate a depressão e deixando a pessoa mais disposta para as atividades do dia-a-dia, daí a adoção da massagem laboral em várias empresas.

A sensação de conforto provocada por uma boa massagem pode acalmar pessoas que possuem natureza muito agitada ou que estão passando por momentos de grande tensão. Por exemplo, um paciente com paralisia cerebral, muito inquieto, apresentou uma mudança significativa de comportamento após várias sessões de massoterapia. Por trazer bem-estar e conforto, a massoterapia vem sendo utilizada de maneira complementar ao tratamento alopático em alguns hospitais no Brasil e no mundo. Nos Estados Unidos, é natural em alguns hospitais, que antes de um procedimento cirúrgico, o paciente receba uma massagem relaxante.

De maneira geral, a massagem melhora a circulação sanguínea e linfática, aumentando o fluxo de nutrientes para os tecidos favorecendo o trabalho muscular. O aumento da circulação propicia também uma drenagem mais eficiente das toxinas acumuladas nos tecidos, eliminando-as juntamente aos líquidos excedentes através da urina. Assim, a melhora na circulação, diminui a retenção de líquidos, sendo eficaz no combate ao inchaço.

É um tratamento que não possui restrição de faixa etária, podendo ser aplicado desde bebes recém-nascidos até pessoas mais idosas. A massoterapia quando aplicada na região abdominal, faz o alinhamento dos órgãos induzindo o peristaltismo intestinal, auxiliando as pessoas que possuem intestino preso e cólicas frequentes.

Assim, a massoterapia induz o reequilíbrio das funções do organismo e restabelece o bem-estar físico, psíquico e emocional. Por ser uma terapia complementar a medicina tradicional, pode atuar em conjunto com os tratamentos medicamentosos para obter uma cura ou uma recuperação mais rápida, sempre sob a liberação do médico, já que em pouquíssimos casos, esta técnica não é aconselhada (câncer, trombose, início da gestação e quadros infecciosos).

Deixe um comentário